21 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,82 / EURO 6,61 / LIBRA 7,72

geral Quarta-feira, 14 de Julho de 2021, 19:20 - A | A

Quarta-feira, 14 de Julho de 2021, 19h:20 - A | A

INTESTINO PRESO

Obstrução intestinal de Bolsonaro pode estar ligada a operações anteriores e ter causado soluço, dizem médicos

Extra

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro internado em hospital em Brasília após constatação de obstrução intestinal

 

Médicos avaliam que a obstrução intestinal diagnosticada no presidente Jair Bolsonaro pelo cirurgião gástrico Antonio Luiz de Macedo pode ser fruto das operações pelas quais o presidente foi submetido após levar uma facada, em setembro de 2018. Segundo esses profissionais, o quadro também explica as crises de soluços que o chefe do Executivo relatou nos últimos dias.

Quadros de obstruções no intestino caracterizam-se por problemas mais graves de saúde, como tumores, mas também em situações mais brandas, como desdobramentos de cirurgias abdominais. Nesse caso, o problema se assemelha a uma cicatriz na área intestinal. O que médicos acreditam ser a causa do diagnóstico de Bolsonaro.

— Caso essa cicatriz na região do intestino ganhe formato semelhante a uma uma dobra, a passagem pela região fica estreita, impedindo o funcionamento normal do sistema digestivo — diz Lucio Lucas Pereira cirurgião do Hospital Sírio-Libanês.

 

Cronologia do problema que levou Bolsonaro a ser internado
Cronologia do problema que levou Bolsonaro a ser internado Foto: Editoria de Arte

 

Em casos mais brandos é possível suspender a alimentação do paciente e realizar o tratamento por meio de medicamentos que incentivem a movimentação intestinal, incentivando que a obstrução seja desfeita. Casos mais severos, porém, necessitam de cirurgia. A intervenção, porém, é de baixa gravidade, de acordo com médicos.

— Em casos mais simples, a recuperação se dá em 2 ou 3 dias. Se for necessário retirar uma parte do intestino, a recuperação é mais lenta, levando a até 10 dias. A dieta é reintroduzida aos poucos — afirma Eduardo Grecco, gastrocirurgião e Coordenador do Serviço de Endoscopia da Faculdade de Medicina do ABC.

Os soluços relatados pelo presidente ao longo dos últimos dez dias estão relacionados ao seu quadro intestinal. É possível que o problema no trânsito intestinal tenha deflagrado um quadro de refluxo — que é a saída do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Essa movimentação, pode ter causado a irritação do músculo do diafragma, que divide o tórax do abdômen, o que causaria o soluço.

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia