A Rumo, companhia ferroviária e de logística brasileira que pertence ao Grupo Cosan, fez um grande progresso nesta semana na obra de investimento de cerca de R$ 1,9 bilhão. A fim de expandir a malha ferroviária da Operação Norte em Mato Grosso, a empresa realizou a compra de 2.142 vagões para o transporte de açúcar, farelo, grãos e fertilizantes, além de 45 locomotivas.
O Ministério da Infraestrutura aprovou, na última semana, o enquadramento da obra no regime especial de incentivo para a continuação da infraestrutura com renúncia fiscal avaliada em cerca de R$ 178 milhões. O projeto da Rumo no Mato Grosso, a construção da nova ferrovia, ainda está em estágio de licenciamento ambiental.
A Rumo reforça que não fechou o contrato com os fornecedores desse investimento em Mato Grosso ainda, e que dá prioridade aos fornecedores do Brasil, da mesma forma como tem feito em todas as suas aquisições.
Além disso, contando com, aproximadamente, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões, a Rumo se consagra como a maior operadora ferroviária do país.
Ferrovia
A ferrovia da Rumo, em uma concessão do governo de Mato Grosso, vai ligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e também vai se conectar à malha nacional, que chega ao Porto de Santos. De acordo com o governador, esse avanço logístico é mais uma alternativa importante e sustentável para o escoamento de grãos, cuja produção em Mato Grosso pode superar as 120 milhões de toneladas anuais até 2030.
O contrato com a Rumo, que pertence à Cosan, é de autorização para implantação, operação e exploração privada da ferrovia pelo prazo de 45 anos, com possibilidade de renovação de mais 45 anos para todos os serviços correlatos. Trata-se da primeira ferrovia estadual, sem interferência federal.
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