O líder cooperativista Luiz Carlos Souza Ponce, o 'Lula Ponce', é pré-candidato a prefeito de Poconé, porta de entrada do Pantanal, a 105 km da capital. Lula disputa a indicação pela federação PT/PV/PCdoB, junto com o professor Ricardo Assis. Se escolhido, deve definir ainda uma candidatura única com a pré-candidata pelo PSD, ex-vereadora Camila Silva. O nome escolhido desse grupo deve disputar a eleição com uma candidatura apoiada pelo prefeito Tatá Amaral (União Brasil), que está em seu segundo mandato e não pode ir à reeleição.
Filiado ao PCdoB, Lula tem um trabalho voltado ao cooperativismo. São mais de 20 anos dedicados à causa. Já liderou cooperativa de apoio ao pequeno produtor, atuou em sindicato de trabalhadores rurais e nos últimos anos é presidente de uma cooperativa que tem chamado a atenção por garantir renda a centenas de agricultores familiares da região metropolitana da capital: a Coopecentral. Ela tem conseguido distribuir renda a produtores através da compra de baru. O produto virou marca da cooperativa, sendo exportado a diversos países.
"Atendi o apelo de amigos, familiares e trabalhadores da agricultura familiar. Sou sim pré-candidato e pronto para servir minha terra, que é Poconé", diz Lula.
Do outro lado, a fila de pré-candidatos também é grande. Disputam o apoio do atual prefeito o vereador Dudu Carrapato, pelo PSDB; o médico Jonas Moraes e o vereador Itamar Lourenço, pelo PSB; Marcinho, pelo MDB, além do secretário municipal de Infraestrutura, Ney Rondon, pelo União Brasil. O ex-prefeito Clóvis Martins (PTB agora PRD), estaria inelegível, mas também fala em candidatura.
Coopecentral
A Coopecentral vem se destacando há anos por fazer um trabalho de complementação de renda à agricultura familiar. Com apoio do governo estadual, a cooperativa compra anualmente mais de mil toneladas de baru de mais de 1.100 famílias, garantindo uma renda extra aos produtores.
Com sede em Várzea Grande, a Coopecentral tenta conseguir apoio político para implementar uma indústria que possa beneficiar o baru. Hoje o produto comprado é beneficiado no município de Jussara, em Goiás, a quase 700 km de Cuiabá. O trabalho é feito em parceria com a empresa norte-americana Labra, além de cooperativas e associações locais.
Além da Coopecentral, outra ação de 'Lula' está ligada ao associativismo, com a produção de frutas, legumes e verduras. Centenas de famílias são beneficiadas. Outras tantas recebem sacolões de verduras e legumes.
"Faço isso a vida toda. Vejo o associativismo como forma de superar dificuldades e alcançar degraus que, sozinhos, não conseguimos chegar", pontua Lula.
Lula chegou a lançar-se candidato a prefeito em 2016, mas acabou barrado pela justiça eleitoral. Teve problemas com a inscrição de sua candidata a vice-prefeita. "Me tiraram da disputa", reclama. Agora, porém, se diz animado. "Estamos com muita disposição. Sinto o apoio do povo nas comunidades e nas ruas. Vamos chegar lá", aposta.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)