O secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda, divulgou vídeo nesta segunda-feira (15) em que pede que a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, encaminhe com urgência pedido de socorro ao município. Segundo ele, até a manhã dessa segunda o sistema do governo que registra os atestados de calamidade ainda não havia sido preenchido. A cobrança foi duramente rechaçada pela prefeita (confira abaixo).
"(...) Hoje, dia 15, às 11 horas da manhã, horário de Brasília, nós não constatamos nenhum requerimento por parte da prefeitura municipal no Sistema S2 ID, o qual esse sistema é o que autoriza o governo federal a agir em prol da população. Então quero pedir para a prefeita Eliene que tome as providências cabíveis para que nós, do governo federal, também possamos ajudar o povo desse município", pediu Lacerda.
O temporal que atingiu o município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, no sábado (10), afetou cerca de 7 mil pessoas e deixou pelo dezenas de famílias desabrigadas. Após a baixa do nível das águas, os moradores começam a voltar para suas casas, mas a situação preocupada.
O município decretou estado de calamidade pública para que possa receber auxílio financeiro dos governos estadual e federal.
Segundo informações divulgadas na imprensa, a prefeita Eliene Liberato teria interrompido férias no domingo (11) para retornar ao município.
O decreto de Situação de Emergência e Calamidade foi assinado pelo prefeito em exercício, Odenilson José da Silva.
Outro lado
O assessor especial da prefeitura de Cáceres, Mauro Lemes, informou que o pedido de situação de emergência foi protocolado no domingo (11) e já está no sistema do governo federal. "Há um trâmite. Enviamos para o Estado e também já consta no sistema do governo federal aguardando liberação", informou.
Ele lamentou que Irajá Lacerda tenha feito a cobrança. 'Foi meninice, brincou com coisa séria. Tem muita gente precisando de apoio aqui", criticou Lemes.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, enviou recado duro à Irajá. "Isso não é papel de uma liderança que diz estar preocupada com a população. Politicagem, aproveitando do momento para se promover. Só por Deus. Nesse momento estamos precisando de representantes da população que queiram realmente ajudar, como fez o governo do Estado, Assembleia Legislativa e a população em geral, quem realmente quer ajudar age de outra forma."
Confira o vídeo de Irajá Lacerda:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)
Paloma Velozo 15/02/2024
Eu fico envergonhada pela postura da PREFEITURA DE CÁCERES, insistir em desmentir o MINISTRO DA DEFESA, essa reunião estava composta por 4 MINISTÉRIOS MDS - MDR - Defesa Civil e MAPA. O Ministro da Defesa Civil constou no sistema que o requerimento realizado e encaminhado foi a cunho ESTADUAL e não FEDERAL, estando presentes Vereadores e convidados de Cáceres como testemunhas. O momento é de união, mas nunca faltar com a verdade. A Prefeitura não está desmentindo Irajá Lacerda, mas sim 4 MINISTÉRIOS JUNTOS! Isso é um absurdo! Seria melhor ficar em silêncio, uma vez que o pronunciamento pode vir do próprio Ministro da Defesa. Eai constranger ainda mais nossa população por falta sim de atenção, quem tem acesso ao documento sabe que foi encaminhado apenas para o ESTADO, sendo essa falha municipal. E mininice é a postura de uma pessoa que insiste em faltar com a verdade. Pois, os 4 Ministérios estavam presentes e todos tendo acesso imediato ao requerimento.
Gustavo 15/02/2024
Realmente o Secretário Executivo foi infeliz na sua fala, a tentativa de desmoralizar a prefeita não deu certo.
Paulo Leal 15/02/2024
Triste, nascido em CÁCERES e sequer prestou solidariedade à prefeita para tentar ajudar a população que precisa. Irajá, a cidade está vendo o que vc anda fazendo, ou melhor, o que não está fazendo para Cáceres. Vem aqui sujar a botina vice ministro.
Carlos Limemberg 15/02/2024
Quem é esse Irajá ? Ou Carajá? Fazendo politicagem com casos graves causados pela natureza. O engraçado que vai na conversa de vereadorzinho de ponta de esquina. E gastando dinheiro do povo com viagem para Brasília desnecessária para fazer politicagem barata.
Valdir 15/02/2024
Um secretário do Governo Federal se prestando a este desserviço a Cáceres meramente por ego e vaidade politiqueira. Só pisa os pés em Cáceres quando é pra favorecê-lo, enquanto isso a população sofre por essa falta de união dos seus políticos. Que vergonha sr Iraja
5 comentários