20 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,82 / EURO 6,61 / LIBRA 7,72

x da questão Quarta-feira, 09 de Fevereiro de 2022, 10:00 - A | A

Quarta-feira, 09 de Fevereiro de 2022, 10h:00 - A | A

LULA E A ESQUERDA EM MT

Encontro com Lula anima esquerda em MT

Redação

Divulgação

Encontro de Lula com lideranças políticas de MT, em SP

 

O encontro de um grupo de lideranças de partidos de esquerda em Mato Grosso como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, na terça-feira (8), teve particularidades interessantes. Fontes que participaram do evento dizem ter presenciado um Lula sereno, ciente das dificuldades que vai encontrar caso vença as eleições de outubro, mas ao mesmo tempo crente de que é possível fazer mais.

"A experiência, a idade, a prisão, os acontecimentos que culminaram com a extinção das condenações que haviam contra ele... Talvez um pouco de tudo, mas o fato é que vi um Lula muito seguro", diz uma liderança que participou do encontro.

Entre  os presentes, destaque para Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa; Rosa Neide, deputada federal (PT); Valdir Barranco, deputado estadual (PT); Zé Carlos do Pátio, prefeito de Rondonópolis (Solidariedade); e Adair Moreira, prefeito de Alto Paraguai (MDB). Mas houve registro ainda de lideranças como Valtenir Pereira, Maria Lúcia Nader, Aluízio Leite e Aloísio Arruda.

Segundo Max Russi, além de um possível apoio a Lula na corrida presidencial, o encontro permitiu discussões sobre a possibilidade de se criar uma federação entre PT e PSB para disputar em conjunto as eleições proporcionais. Ele diz ser contra.  Argumenta que o PSB em MT está com chapa completa de 25 pré-candidatos a deputados, e de nada agregaria juntar-se ao PT para uma possível federação.

Mesmo o apoio a Lula, caso haja a união nacional entre PT e PSB, não está sacramentada, segundo o presidente da Assembleia.

Veja o que ele disse, depois do encontro.

“Nosso presidente nacional tem conversado com todos os candidatos à presidência da república, fazendo um debate amplo e aberto, e eu como chefe do parlamento estadual em MT, tenho que conversar com todas as forças e correntes políticas, uma vez que temos um estado que contribui com balança comercial, precisamos pensar em infraestrutura logística e os impactos que eleição causaria no estado, por isso fui ao encontro com Lula”. Recado foi bem dado.

Zé do Pátio é Lula

Se no PSB o clima ainda é de indefinição, o mesmo não se pode dizer do prefeito Zé Carlos do Pátio, de Rondonópolis. Zé foi ao encontro em São Paulo acompanhado da esposa, Neuma Moraes; do assessor Paulo José e do consultor e marketeiro Mário Marques de Almeida, espécie de guru do prefeito em suas duas eleições para prefeito de Rondonópolis. E ganhou pontos importantes no encontro. Lula se dirigiu a Pátio várias vezes, elogiando o seu trabalho como prefeito.

Ao lado de Gleisi Hoffmann, presidente nacioal, e do vice, José Guimarães, Lula desenhou cenários possíveis em Mato Grosso e pediu unidade dos partidos de esquerda. Em várias ocasiões, colocou o prefeito de Rondonópolis na cena. 

Pátio, na verdade, só sabe que irá apoiar Lula, mas ainda não definiu se irá deixar a prefeitura para disputar a eleição de outubro. Ele tem até o final de março para definir.  

Em maio do ano passado, o deputado estadual Ludio Cabral chegou a convidá-lo para ingressar no PT.  O próprio Max Russi também já fez convite de filiação. 

 

Divulgação

1

Reunião lideranças política de MT com ex-presidente Lula, em SP

 

No final do ano, o prefeito de Emanuel Pinheiro (MDB) também entrou na 'onda Pátio' e comentou que ele seria uma boa opção para concorrer ao Governo do Estado. “Acho um grande nome, uma grande liderança popular, uma das mais brilhantes biografias políticas do estado de Mato Grosso, um grande vencedor, vitorioso, com serviços prestados a Rondonópolis e a todo Estado (...)". 

Seja lá como for, é difícil cravar posições em Mato Grosso.

Aqui tudo muda rápído demais, principalmente em se falando de política.

Somente no final de março, quando encerrar a 'janela' de transferência partidária sem risco de perda de mandato, vai ser possível pelo menos ver o rumo...

Até lá, o jeito é aguardar! 

 

 
 
 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia