19 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,81 / EURO 6,61 / LIBRA 7,71

x da questão Domingo, 03 de Março de 2024, 08:01 - A | A

Domingo, 03 de Março de 2024, 08h:01 - A | A

INUSITADO

Cuiabá poderá ter primeira aldeia indígena urbana do país

Redação

 

Divulgação

1

Indígenas venezuelanos ganham espaço para terem sua aldeia em Cuiabá

 

Os indígenas venezuelanos da etnia Warao, acampados há anos em áreas urbanas de Cuiabá, deverão ganhar uma aldeia urbana em plena capital de Mato Grosso. Na última sexta-feira (01) eles foram conhecer e já aprovaram a área de 3,5 hectares, localizada próximo ao novo Hospital Júlio Muller, na rodovia estadual Palmiro Paes de Barros, região metropolitana da capital. Se consolidada, deverá ser a primeira aldeia urbana do país, abrigando 160 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.



A área que será doada pelo município foi reivindicada por um grupo formado por representantes de várias instituições, liderado pelo procurador de Justiça titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado. O grupo acompanhou na sexta-feira o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, secretários municipais e representantes dos indígenas em uma vistoria técnica realizada no local.

Na oportunidade, os Warao apresentaram uma “Carta Aberta” às autoridades com 19 reivindicações. A lista inclui a construção de casas para as famílias morarem, implantação de saneamento básico, eletricidade em todas as casas, instalação de contêiner para coleta de lixo, apoio para implantação de quintal produtivo e materiais necessários, linha de crédito popular para aquisição de bens domésticos essenciais, entre outras providências.

 

2

Visita técnica ao local que será doado aos indígenas

 

O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado falou sobre as próximas providências que serão adotadas.

 

“A partir desta conquista e com o aval dos indígenas, agora nós iremos à Câmara Municipal conversar com os vereadores para que a utilização deste espaço seja autorizada. Em um segundo momento, sentaremos com o superintendente urbanístico da Universidade Federal e da Prefeitura Municipal e com representantes das instituições que atuam diretamente com a causa indígena para criarmos uma comissão para elaboração de um projeto para construção da aldeia, de acordo com os costumes dos Warao”, adiantou, antevendo as perspectivas do local. “São três hectares e meio, muito além do que nós solicitamos, nós solicitamos dois hectares para a construção de 60 casas, três hectares e meio, dá para você construir mais de 200 casas. E a possibilidade de tudo isso se transformar na primeira aldeia indígena urbana do Brasil. Então Cuiabá está de parabéns, a sociedade se viu, e vocês da imprensa que sempre acompanharam de perto essa situação”, acrescentou Prado.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a situação atual das famílias venezuelanas e disse que o município trabalha em conjunto com as instituições para resgatar a dignidade dessas pessoas. “Essa doação é do povo cuiabano, uma das capitais mais solidárias do país. Esta área possibilitará às famílias uma vida mais digna”, observou.

*Com assessorias

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia