20 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,82 / EURO 6,61 / LIBRA 7,72

x da questão Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2022, 07h:00 - A | A

ENERGIA SOLAR NO PANTANAL

Ainda sem número de famílias beneficiadas, Energisa garante que pantaneiros de MT terão energia solar

Redação

Projeto Ilumina Pantanal, em Mato Grosso do Sul: Energisa garante que Pantanal de MT está sendo contemplado

 

Os pantaneiros de Mato Grosso serão atendidos com energia solar, assim como as famílias do Pantanal de Mato Grosso do Sul. A garantia é do gerente de Construção, Manutenção e Distribuição do Grupo Energisa em Mato Grosso, Marcelo Pazoti.

A afirmação da Energisa ocorre depois de a empresa ser questionada dos motivos de Mato Grosso não ser contemplado com o programa 'Ilumina Pantanal', implementado em Mato Grosso do Sul e que está levando energia solar a 2.090 famílias pantaneiras. 

A Energisa diz que há diferenças geográficas entre as regiões do Pantanal em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, como tamanho, distância de áreas isoladas e a própria possibilidade de boa parte do lado norte ser beneficiado com o sistema regular de rede elétrica, ao contrário do sul.

"Estamos levando energia da rede a boa parte do pantanal, mas a região onde a rede não chegar também será contemplada com energia solar", garante Pazoti, em entrevista ao site Midia Hoje via sistema zoom, com participação do assessor de imprensa da Energisa, Jorge Sírio.

 

Reprodução Zoom

1

Entrevista com gerente da Energisa, Marcelo Pazoti, com participação do jornalista Jorge Sírio.

 

A empresa diz que, na prática, já vem realizando o levantamento das famílias 'isoladas' do sistema para levar placas solares para estas unidades. 

Este ano, segundo a Energisa,  410 famílias isoladas das regiões do Cerrado, Amazônia e Pantanal estarão recebendo placas solares através do Programa Mais Amazônia, fruto de uma parceria entre Energisa e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Não há ainda informações, porém, sobre a quantidade de famílias pantaneiras beneficiadas. "Vamos levantar estes números e estaremos passando", garante Marcelo Pazoti.

Responsável pelo setor de comunicação da empresa, Jorge Sírio informa que quando a Energisa assumiu o sistema em Mato Grosso, em 2014, havia um projeto pronto de expansão do sistema elétrico regular para áreas isoladas, como o Pantanal. A direção da empresa, porém, resolveu não levá-lo adiante porque havia dúvidas sobre a sustentabilidade ambiental do programa, bem como o seu impacto financeiro, já que custaria mais de R$ 1.4 bilhão e poderia provocar um aumento linear de 15% na tarifa de energia no Estado.

"Aquele projeto foi deixado de lado. A Energisa começou do zero um novo e os resultados já estão aparecendo. Estamos ampliando a rede de energia para áreas isoladas com menor custo e com o menor  impacto ambiental possível", diz Sírio.

A notícia de implantação do programa 'Ilumina Pantanal', beneficiando apenas o Pantanal de Mato Grosso do Sul, levantou muitas dúvidas e levou o deputado estadual Valdir Barranco (PT) a apresentar requerimento de informação à Energisa.

Barranco quer saber detalhes sobre os motivos que levaram a Energisa a tratar de forma diferenciada o Pantanal. "O Pantanal é um só", lembra o parlamentar, no requerimento.

Dados específicos sobre o número de famílias que podem vir a ser beneficiadas na região pantaneira, bem como as que já foram com a expansão da rede regular de energia ainda estão sendo levantados.

Assim que a Energisa repassar os dados, as famílias pantaneiras beneficiadas, bem como seus respectivos municípios, serão informados aqui.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia