Um ciclista escapou da morte por pouco após ser prensado por dois caminhões na Serra das Araras, na altura de Piraí. O acidente ocorreu na quinta-feira (dia 29) na pista de descida da Rodovia Presidente Dutra. No vídeo que mostra o acidente, gravado por um motorista que estava na via, mostra o momento em que um ciclista, ao tentar ultrapassar um caminhão, é prensado entre dois veículos. Ele tem a bicicleta arrastada para baixo do caminhão, mas sai com vida, mancando para fora da pista.
Para completar o show de imprudências, um condutor, antes do acidente com o ciclista, troca de faixa sem sinalizar, o que quase o leva a bater na traseira de um dos caminhões. As imagens têm repercutido nas redes, onde divide opiniões. A reportagem ouviu especialistas em trânsito, que são consoantes no alerta de que não prestar atenção na condução de veículos e subestimar os riscos podem levar a acidentes fatais.
Raphael Pazos, fundador da Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro, definiu a atitude do ciclista como imprudente. O especialista defende que haja mais direção defensiva, mesmo entre os ciclistas. Para ele, só por meio da harmonia entre os condutores e o respeito às regras é que riscos à vida podem ser drasticamente reduzidos.
– Por sorte, nada de mais grave aconteceu com esse ciclista, que apesar de poder transitar na via de acordo com nosso Código de Trânsito Brasileiro, ignorou o perigo iminente, que era a quantidade de pontos cegos existentes num caminhão desse porte e a velocidade segura desta via –, explicou.
Para incentivar uma conduta que preserve a vida, os órgãos precisam aumentar o monitoramento das vias e endurecer as penas para quem infringe as regras de trânsito, defende o especialista Ronaldo Balassiano , professor titular de Engenharia dos Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
– No vídeo, podemos ver uma imprudência completa, de quase todos os envolvidos. Estradas como Dutra tem todas as sinalizações, indicando que as prevenções a serem tomadas. Esse tipo de conduta é muito ruim para todos, porque expõe todas as partes. Por sorte, o ciclista não morreu. Mas, nesse tipo de acidente, é comum que pessoas morram.
Os números mais recentes sobre acidentes de trânsito, referentes ao ano de 2021 e organizados pelo Ministério da Saúde, mostram que morreram 33.813 pessoas em decorrência do trânsito brasileiro. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, bicicletas não podem realizar ultrapassagens.
De acordo com a vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Trânsito, Rochane Ponzi, um outro fator que se destaca nas imagens é a falta de suporte dado pelos motorista sao ciclista, que sai mancando.
– Parece houve o intuito, do motorista do caminhão, de dar um susto no ciclista, que podia ter pedido a vida. O ciclista também estava errado, de tentar realizar uma ultrapassagem. No conjunto, não são apenas infrações de trânsito, como erros gravíssimos que podiam ter custado vidas –, finalizou a advogada.
*Via Extra
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)