20 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,82 / EURO 6,61 / LIBRA 7,72

variedades Domingo, 30 de Abril de 2023, 07:00 - A | A

Domingo, 30 de Abril de 2023, 07h:00 - A | A

SEM CAPIVARA

Influenciador anuncia separação de capivara Filó: “Continuarei com você onde quer que esteja”

CNN Brasil

 

Reprodução: Instagram

1

 

 

O influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, informou aos seus mais de 800 mil seguidores no Instagram sobre a partida da capivara Filó, na noite desta quinta-feira (27). Após dias tentando manter a amiga por perto, ele entregou o mamífero ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama.

 

A publicação traz, na imagem, uma ilustração do amazonense com a sua “amada Filomena” no rio. Referência ao seu vídeo com a capivara que obteve milhões de visualizações nas redes sociais. No texto, Agenor admite que aconteceram equívocos inconscientes e revela não ter ganho dinheiro com a popularidade do vídeo. 

 
 

Ainda segundo ele, houve conciliação com o IBAMA para que Filó encontrasse uma vida segura com integração a um bando de capivaras. “Continuarei com você onde quer que esteja”, finaliza o influenciador.

 

 

 

Na última semana, o influencer revelou nas redes sociais que  foi notificado pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em relação ao animal, espécie que é protegida pela lei brasileira.

 

O instituto pediu que fossem excluídos todos os vídeos em que a capivara aparecia e também multou o jovem em R$ 17 mil.

 

Em resposta aos questionamentos da CNN, a assessoria de Agenor informou que, entre outros motivos para as notificações, o Ibama apontou: “Utilização de espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão da autoridade ambiental competente”, “Exploração da imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso e irregularmente em cativeiro” e “Prática de ato de abuso contra animal silvestre”.

 

Além das multas e da retirada dos vídeos, Agenor também foi intimado a entregar a Filó em até uma semana, medida que deixou o amazonense abalado e revoltou seus seguidores.

 

Capivaras são protegidas por legislação

 

Por serem espécies nativas do Cerrado brasileiro, as capivaras são protegidas pela Constituição federal. No site do Ibama, é possível ler o seguinte: “Assim como toda a fauna silvestre, as capivaras são protegidas pela constituição federal e outras legislações brasileiras, sendo obrigação do estado garantir a sua preservação e ocorrência natural.”

 

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia