MATO GROSSO, 18 de Maio de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,11 / EURO 5,55 / LIBRA 6,49

variedades Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2024, 09:34 - A | A

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2024, 09h:34 - A | A

FENAJ DETONA GLOBO

Federação dos Jornalistas detona transmissão de Carnaval da Globo

Redação

 

Créditos: Reprodução/TV Globo

1

Globo troca repórteres por influenciadores na cobertura do carnaval.

 

 

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou na terça-feira (13) nota de repúdio à Globo pela cobertura do carnaval. A emissora, que detém os direitos de transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, estreou este ano um novo formado, com influenciadores e apresentadores sem experiência jornalística no lugar de repórteres. 

 

Na nota, a Fenaj ressalta a importância da informação ser levada por profissionais da comunicação: “Por meio de reportagens, os repórteres oferecem uma visão abrangente das tradições, dos desafios e das transformações do Carnaval, proporcionando uma reflexão crítica sobre seu impacto na sociedade e enriquecendo a compreensão pública do evento”, traz parte do texto. "Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024", enfatiza .

 

 

Leia a íntegra da nota da FENAJ 

 

"FENAJ repudia falhas na transmissão e destaca importância do Jornalismo na cobertura do Carnaval.

Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024. Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfatiza a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para
a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval.

Por meio de reportagens, análises contextuais e entrevistas, as/os jornalistas oferecem ao público uma visão abrangente das tradições, dos desafios e das transformações do Carnaval. Além disso, destacam-se as questões sociais e políticas que permeiam essa celebração, proporcionando uma reflexão crítica sobre seu impacto na sociedade.

Neste sentido, a FENAJ exorta o público a reconhecer o valor inestimável do jornalismo na promoção da informação precisa e na preservação da memória coletiva. Ao valorizarmos o trabalho das/dos jornalistas durante o Carnaval, fortalecemos não apenas a liberdade de imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática.

Brasília, 12 de fevereiro de 2024

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)"

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia