Após a história do homem que pagou parte de um carro com R$ 17 mil em moedas tomar conta da mídia, o Banco Central decidiu compartilhar informações sobre a prática e esclarecer que há, sim, um limite de moedas que o comerciante é obrigado a aceitar. O valor é bem abaixo do que o oferecido pelo homem que chamou a atenção do vendedor da concessionária.
O cálculo leva em conta todos os valores de moedas aceitas atualmente no Brasil. São elas: 1 real, 50 centavos, 25 centavos, 10 centavos e 1 centavo - essa última, inclusive, não é mais produzida pelo Banco Central, mas as que continuam em circulação ainda são válidas.
Considerando esses valores, o órgão explica que ninguém é obrigado a receber pagamentos em moedas que ultrapassem 100 vezes o valor da face. Ou seja, o limite resulta da multiplicação de cada um dos valores de moedas disponíveis por 100.
O Banco Central explica ainda que não é que o comerciante deve rejeitar a sua compra caso ultrapasse esse limite, mas ele tem o direito de recusar a moeda como método de pagamento. A recomendação do órgão, inclusive, é de que não guardem moedas por tanto tempo a ponto de juntar uma grande quantia.
"As moedas são fundamentais para o bom funcionamento da economia, para o dinheiro circular, para ter troco para todo mundo. Quando a gente guarda as moedas em casa, longe da circulação, ocorre o que a gente chama de entesouramento, e isso tem um custo alto pro País", explica o BC, que tem de produzir mais moedas quando ocorre o entesouramento.
Por fim, você pode estar se perguntando o que fazer caso um comerciante rejeite sua grande quantidade de moedas, caso ultrapasse os R$ 191. Simples: ir ao banco e depositá-las ou trocar por cédulas maiores. Diferentemente dos lojistas, os bancos não podem rejeitar depósitos do tipo.
Tio Patinhas
Personagem de ficção criada pelo cartunista Carl Barks em 1947, Tio Patinhas retrata uma mania peculiar de guardar moedas: em um prédio transformado em cofre, repleto de moedas, ele aparece em diversas divulgações mergulhando na 'fortuna'.
Tio Patinhas tem sua fortuna estimada em U$ 65.4 bilhões de dólares pela revista Forbes, sendo considerado o segundo personagem mais rico da ficção de todos os tempos, atrás apenas de T´Chala.
*Com Terra
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)