MATO GROSSO, 17 de Maio de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,13 / EURO 5,58 / LIBRA 6,51

variedades Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 10:30 - A | A

Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 10h:30 - A | A

CONQUISTA NA UFMT

Alunos da UFMT são selecionados para assistentes de língua portuguesa na França

Redação

 

Arquivo pessoal

1

 Diego Gleydson Santos Silva

 

 

Diego Gleydson Santos Silva, Raissa Carvalho Porto e o aluno da pós graduação, Matheus Gomes Ferreira dos Santos, foram selecionados pela embaixada da França em meio a milhares de inscritos de todo o Brasil para o Programa de Assistente de Língua Portuguesa, que começará em outubro de 2024 e se estenderá até outubro de 2025.  Eles farão parte de uma representação inédita do curso de Letras e Francês da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

O programa destinado a estudantes brasileiros contará com a direção da France Education International, em parceria com a embaixada da França. O objetivo é oferecer a oportunidade para que estudantes brasileiros apliquem conhecimentos da Língua Portuguesa em estabelecimentos de ensino na França e Guiana Francesa.

 

Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros terão o status de funcionários temporários do Estado francês, bem como a terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhidos não tragam prejuízo à sua função para onde tiverem sido designados.  

 

O processo para participar do Programa teve início em novembro de 2023, contando com diversas etapas:  o preenchimento do dossiê de inscrição; disponibilização da documentação exigida, como passaporte, histórico acadêmico; carta de motivação; certificados de participação e atuação na área, dentre outros.

 

Ao longo de quatro meses, os candidatos pré-selecionados passaram por diversas avaliações pela embaixada francesa, como análise documental, entrevista em língua francesa e avaliação do dossiê por parte das academias francesas.  

 

Diego Gleydson Santos Silva, selecionado para atuar em Dijon, na França, disse que participar do programa é a realização de um sonho. “Desde que ingressei no curso de Letras Português e Francês na UFMT, em 2020, sonho com uma oportunidade de difundir meus conhecimentos na comunidade, buscando sempre me capacitar para extrair o melhor da docência. O processo de seleção para esse programa foi bastante rigoroso e a entrevista toda realizada em francês, além do longo tempo de espera e ansiedade que se seguiu”, relata.

 

Diego enfatiza que é uma realização pessoal representar a universidade em um programa tão concorrido. Ele lembra que durante a graduação participou de diversas atividades acadêmicas, como o programa de Tutoria, no projeto de leitura em língua francesa; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, no projeto de língua portuguesa; e é extensionista desde 2023 no Curso de língua do Instituto de linguagens, como ministrante de língua francesa.

 

Como contrapartida à conquista da vaga no programa, Diego informa que trará elementos da língua francesa e cultura francófona para a comunidade, por meio de projetos realizados juntamente com a UFMT a Associação de Professores de Francês, que o acolheu e incentivou desde o início de seu percurso acadêmico.

 

Arquivo pessoal

1

 Raissa Carvalho Porto

 

Raissa Carvalho Porto, selecionada para Guiana Francesa, é uma estudante de 23 anos da UFMT. Iniciou o curso de Letras - Português e Francês em 2019. Durante a graduação participou do SarArt- Entre Línguas e Letras, projeto de extensão dedicado a minicursos e atividades culturais. Como estagiária, colaborou em oficinas de Língua Francesa, esteve envolvida na recepção das APF’S (Associações de Professores de Francês) de vários cantos do Brasil e auxiliou na organização da programação cultural do Congresso Brasileiro de Professores de Francês, em Cuiabá.

 

Recentemente, foi selecionada para um programa que a coloca em uma posição de promover a cultura Brasileira, podendo levar consigo suas raízes como a cultura e a diversidade ambiental do Mato Grosso para a Guiana Francesa.

 

Raíssa relata que “em troca, buscará trazer elementos da cultura Francófona com enfoque na cultura guianesa e da região amazônica para enriquecer a diversidade cultural e local em Mato Grosso. Essa iniciativa tem o intuito de criar uma conexão mais profunda entre essas regiões por meio da cultura e da linguagem”.

 

O Programa

 

3

 

O programa possui seleção anual e o número de vagas disponíveis é determinado pelo Ministério da Educação Nacional francês. Em 2024, foram atribuídas 31 vagas para assistentes brasileiros de língua portuguesa, incluindo 9 na Guiana Francesa e 2 para Martinica.

 

Nomeados para atuarem em estabelecimentos escolares, os assistentes ali permanecerão por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025. Eles efetuarão um total de 12 horas semanais, podendo ser atribuídas até três escolas.

 

É importante observar que, agora, os assistentes têm outra etapa bastante desafiadora: as despesas iniciais. Os custos relacionados à viagem, seguro internacional e o visto, que precisar retirado em Brasília - DF (1.077 km da capital mato-grossense), são de responsabilidade dos assistentes, e é aconselhável que tenham pelo menos 1.000 euros de reserva ao viajar para a França.

 

Para isso, os alunos selecionados estão realizando rifas e vaquinha para angariar fundos e suprir essas despesas.        

 

Confira mais informações sobre o programa ou como ajudar no e-mail: [email protected] ou no telefone: 6598107-3923.

 

*Com assessoria

 

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia