19 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,81 / EURO 6,61 / LIBRA 7,71

turismo Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 16:36 - A | A

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 16h:36 - A | A

CONCORRÊNCIA DESLEAL

Turismo: críticas falsas minam opinião em avaliações online

Redação

 

Freepik

1

 

 

As linhas redigidas pelo usuário que se autodenomina "Dan" são efusivas: "Os quartos são um verdadeiro sonho: espaçosos, mobiliados com estilo e pensados ​​até o último detalhe", consta da coluna de comentários do Google para o Flamingo Hotel em Timmendorfer Strand, na costa alemã do Báltico. "Gostaríamos de enfatizar principalmente a limpeza e a vista incrível – simplesmente maravilhosa!".

 

"Anja", por sua vez, não ficou tão satisfeita: "Se você é exigente com limpeza e qualidade, então este não é o lugar para você." Cabelo no ralo, poeira, toalhas sujas, mofo, marcas de retorno digitais – a lista de defeitos é longa. O próprio Flamingo Hotel não quis comentar as críticas.

 

Ainda que as avaliações pessoais possam ser muito subjetivas, os comentários dos usuários desempenham um papel importante para muitos viajantes que buscam um bom hotel ou um bom restaurante em seu destino de férias. “As avaliações e análises online são extremamente importantes hoje em dia”, confirma Tobias Warnecke, diretor administrativo da Associação Alemã de Hotéis IHA.

 

Juntamente com as recomendações de amigos e conhecidos e a categoria do hotel, os comentários no Google, Booking.com ou Tripadvisor são hoje os critérios mais importantes para os viajantes ao tomarem uma decisão.

 

Batalha pela soberania de opinião

 

Não é de se admirar que a soberania de opinião nas colunas de comentários da internet seja muito disputada. “Se eu não aparecer nas duas primeiras páginas dos resultados de pesquisa nos portais relevantes, a reserva será feita sem mim”, diz Warnecke.

 

As análises dos clientes também desempenham um papel determinante na ordem dos resultados da pesquisa. A grande maioria dos hoteleiros, portanto, agora se esforça para analisá-las e respondê-las. Isso também deve fazer com que o número de casos de fraude esteja aumentando. Comentários falsos fazem parte do cotidiano das plataformas de viagens na Internet.

 

Jonas Kahl, advogado especialista em direito de mídia, lida com isso diariamente. "Como as avaliações na internet estão se tornando cada vez mais importantes para os consumidores, o número de disputas legais também está aumentando." O espectro varia de comentários positivos comprados, com as quais as empresas tentam melhorar sua imagem, passando por críticas negativas de clientes que querem emplacar na empresa avaliações até inventadas com as quais outras empresas tentam manchar a imagem da concorrência.

 

Ceticismo ante avaliações exclusivamente positivas

 

À primeira vista, não é fácil identificar uma avaliação falsa. De acordo com a empresa Trusted Shops, que certifica empresas da internet e oferece seu próprio sistema de classificação, um serviço que só apresenta avaliações positivas deve soar um alerta.

 

Resenhas compradas também costumam ser caracterizadas por um estilo de escrita ruim, pois valem de tradutores automáticos. Outro indicador de fraude é quando o número de avaliações aumenta repentinamente. Recomenda-se ceticismo também quando os comentários são anônimos.

 

De qualquer forma, não é nada difícil obter análises falsas: inúmeras empresas oferecem esses serviços na internet. Especialistas jurídicos, como Jonas Kahl, desaconselham fortemente usá-los: "Isso infringe claramente o direito antitruste. O problema é que especificamente se consegue pegar quem está por trás."

Plataformas de viagens declaram guerra a críticas falsas

 

A pressão sobre as plataformas da internet aumenta cada vez mais. Já faz algum tempo que a União Europeia passou a exigir que elas no mínimo verificassem determinados comentários e avaliações.

 

O próprio setor também já percebeu que as críticas falsas minam a sua revisão e, portanto, o seu modelo de negócios. Assim, em 2023, as plataformas de viagens, entre as quais as maiores, Booking.com, Tripadvisor e Expedia, se uniram numa “Coalition for Trusted Reviews”, comprometendo-se a garantir que os consumidores possam se guiar pelas avaliações online.

 

O Tripadvisor, por exemplo, informa em seu relatório de transparência mais recente  que em 2022 cerca de 1,3 milhão das mais de 30 milhões de novas avaliações foram identificadas como falsas e, portanto, arquivadas. As revisões não são publicadas imediatamente, mas primeiro verificadas por um sistema de análise e, se necessário, pela equipe de moderação.

 

Consultada, a Booking.com explicou que, para poder deixar uma avaliação, é necessário ter de fato reservado uma acomodação através dela. Já o Google não verifica as críticas antes de publicá-las, mas garante que procura por conteúdos falsos, a fim de removê-los.

 

Sob a perspectiva da defesa do consumidor, as regulamentações atuais não são suficientes. “Na forma como são apresentadas atualmente, as avaliações online são pouco úteis para os consumidores”, diz Stefanie Grunert, consultora jurídica e comercial da Associação Federal dos Centros para o Consumidor (VZBV), em Berlim. "Reina uma grande confusão." Ela apela por regras mais claras e padronizadas no setor. Até lá, é melhor manter o ceticismo.

 

*Via DW

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia