O deputado Valtenir Pereira (MDB-MT) participou ontem da assinatura da Portaria 2.109/22, que transfere aos municípios recursos para cumprimento da Emenda Constitucional 120/22. A solenidade contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A emenda tem origem em proposta apresentada por Valtenir em 2011 e garante aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias o piso de dois saláriosmínimos, hoje R$ 2.424,00, retroativo a maio.
Em pronunciamento, o deputado Valtenir disse se orgulhar do papel que teve nessa história. “O trabalho político tem mesmo esta característica: é duro construir o consenso em torno de uma causa, mas quando isso é alcançado os resultados vêm com uma força que até surpreende”, afirmou o deputado.
Valtenir agradeceu aos deputados e senadores que participaram desse processo até a promulgação da emenda constitucional.
“O trabalho político, como eu disse, consiste em construir consensos; e consenso, obviamente, não é algo que se constrói sozinho!”, destacou.
“Hoje, é a o ministro Marcelo Queiroga a quem eu manifesto minha gratidão; minha e de todos os agentes de saúde e endemias do Brasil, também ao presidente Jair Bolsonaro. O Brasil está dando um passo na direção correta, senhor ministro. Eu chamava a proposta do novo piso salarial de PEC da Dignidade, porque é disso que se trata”, disse o deputado.
Valtenir Pereira ressaltou que os agentes vêm desempenhando um papel fundamental na saúde brasileira desde 1991 e já passava da hora de lhes dar a eles um tratamento digno. Observou o deputado que ogoverno federal também participou desse avanço, apoiando a aprovação da PEC no Legislativo e, agora, dando execução rápida às novas regras. “É uma conquista de que todos fizemos parte e que todos, portanto, podemos comemorar!”, concluiu.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)