20 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,82 / EURO 6,61 / LIBRA 7,72

geral Domingo, 18 de Junho de 2023, 07:00 - A | A

Domingo, 18 de Junho de 2023, 07h:00 - A | A

COPO D`ÁGUA

"Sensação de humilhação", diz advogado retirado de audiência

Migalhas

 

Reprodução

1

 

 

Em entrevista à TV Migalhas, o advogado Willer Souza Alves falou do episódio que aconteceu no mês passado, quando foi retirado de audiência com uso de força policial. "A sensação é de humilhação. Eu não estava fazendo baderna, eu estava advogando", disse.

 

O juiz mandou Willer ser retirado do local após ele oferecer água à testemunha em um copo de vidro.

 

"Ainda que tivesse essa previsão de não poder o copo de vidro, tudo poderia ter sido contornado com um pedido: 'doutor, pode trocar o copo, porque não pode copo de vidro?'", desabafou.

 

Segundo Willer, o juiz quis definir o que o advogado poderia ser durante a audiência. "Juiz não define nada a não ser a decisão do processo. Sobre o advogado o juiz não define nada. Quem define o que o advogado é, é o próprio advogado", acrescentou

 

O magistrado poderia ter requerido com respeito e urbanidade, acredita Willer. Para ele, o magistrado agiu com desdém.

 

"Em outro momento, ele diz: 'eu sou juiz e você advogado'. Como se houvesse hierarquia, e não há. Todos estão em pé de igualdade e devem ser tratados com urbanidade e respeito. Bastava o juiz ter respeito para com o advogado que nada daquilo teria acontecido."

 

O advogado subiu ao palco do Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal para falar sobre o caso. "As pessoas esquecem que nós somos humanos. Eu sou advogado, sou garçom, eu sirvo liberdade, eu sirvo humanidade", ressaltou.

 

"Esse processo é difícil, envolve a morte de uma criança de dois anos, uma acusação muito grave contra meu cliente, mas nem por isso vamos retroceder aos direitos e garantias que cada um tem."

 

Relembre

 

Em maio, o advogado foi retirado de audiência após levar um copo d'água a testemunha que estava chorando. O juiz Carlos Alberto Garcette determinou o uso de força policial para a retirada de Willer Souza Alves.

 

Segundo informações, uma testemunha prestava depoimento quando começou a chorar. O advogado, então, teria passado em frente ao magistrado e entregue um copo d'água para a mulher.

 

O fato gerou discussão quando o juiz teria dito ao advogado que era permitido que ele fizesse apenas a função de defesa durante a audiência e que não era permitido copo de vidro para testemunhas.

 

Após o juiz mandar os policiais retirarem o advogado, ele suspendeu a sessão. "Isso é para se aprender que aqui tem juiz. Quem decide as coisas aqui é o juiz. O advogado faz o papel de advogado", disse.

 

Após o ocorrido, a OAB/MS instaurou processo de desagravo contra o magistrado. "A OAB/MS reafirma seu compromisso diário na luta pelo respeito às prerrogativas da advocacia", diz nota.

 

O evento

 

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, aconteceu o Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal, promovido pela Abracrim - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, em Brasília/DF.

 

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

Vídeo



Comente esta notícia