A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quarta-feira, 2, Walter Delgatti, conhecido como "hacker da Vaza Jato", durante a Operação 3FA, que investiga a invasão dos sistemas do Poder Judiciário da União. A ação também faz buscas em endereços da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no estado de São Paulo e três mandados de busca e apreensão no Distrito Federal. A PF ainda não deu detalhes sobre os materiais apreendidos, que serão analisados pelos investigadores.
Entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram invadidos para a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Os fatos investigados, segundo a Polícia Federal, configuram os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
O nome da Operação 3FA é uma referência à autenticação de dois fatores (2FA), método de segurança de gerenciamento de identidade e acesso que exige duas formas de identificação para acessar recursos e dados.
Em prosseguimento às ações em defesa da Constituição e da ordem jurídica, a Polícia Federal está cumprindo mandados judiciais relativos a invasões ou tentativas de invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no contexto dos ataques às instituições.
— Flávio Dino ???????? (@FlavioDino) August 2, 2023
*Via Terra
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)