Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13 / Agência O Globo (26/10/17)

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos) admite abandonar pré-candidatura a governo paulista
A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, reagiu aos áudios de conteúdo sexista enviados pelo deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos) a um grupo de amigos e pediu a cassação do parlamentar. Nas mensagens, Do Val, que é pré-candidato do Podemos ao governo de São Paulo, afirma que as ucranianas "são fáceis porque são pobres".
Fabiana pede a cassação de Do Val e cobra respeito às mulheres, em especial às ucranianas, que enfrentam uma situação difícil diante da guerra com a Rússia.
— Peço que você tenha mais respeito com as mulheres ucranianas, porque elas não são fáceis porque elas são pobres. São mulheres, são decentes, pessoas honradas, e você tenha respeito, seu vagabundo — afirmou Fabiana, em um vídeo publicado no Twitter.
A ex-embaixatriz se emociona ao lembrar a situação que a Ucrânia vive hoje:
— Sua moral é baixa, você não tem noção do que o povo ucraniano está sofrento. Brincar assim... Está sendo um cretino. Respeite as mulheres — diz ela, que continua:
— Nunca vamos admitir que fale mal, de maneira exdrúxula das mulheres ucranianas.
A divulgação dos áudios de conteúdo sexista de Do Val no início da noite de sexta-feira gerou uma série de reações no Brasil. O ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato do Podemos à Presidência, rompeu com o deputado e declarou que nunca dividirá palanque com ele. O partido informou ter aberto procedimento disciplinar interno contra o parlamentar paulista. Políticos de diferentes correntes ideológicas repudiaram as falas do parlamentar.
Na manhã deste sábado, Do Val admitiu que sua fala foi um erro, ocorrido "num momento de empolgação":
— Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. O que falei foi um errou num momento de empolgação. Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres — afirmou Do Val, ao desembarcar no Brasil.

Horas depois, num vídeo publicado no YouTube, ele disse que pode abrir mão de sua candidatura ao governo de São Paulo para não "atrapalhar o partido ou a terceira via". Afrimou, ainda que mandou o áudio num grupo "de amigos do futebol" e que falou das mulheres como "muitos homens fazem":
— Foi moleque, foi. Foi escroto, foi. Foi machista, foi. Mas separe as palavras da ação — disse.
O parlamentar viajou à Ucrânia para gravar vídeos para seu canal e, segundo ele, participar de atividades humanitárias.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)