20 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,82 / EURO 6,61 / LIBRA 7,72

economia Terça-feira, 26 de Outubro de 2021, 08:00 - A | A

Terça-feira, 26 de Outubro de 2021, 08h:00 - A | A

FUTURO AGORA!

Tesla ultrapassa US $ 1 trilhão de capitalização de mercado com a aposta de que o futuro do EV é agora

Reuters

 

A Tesla Inc ultrapassou US $ 1 trilhão em valor de mercado na segunda-feira, depois de fechar seu maior pedido da locadora de automóveis Hertz, um negócio que reforçou as ambições do líder do carro elétrico de liderar toda a indústria automobilística em vendas na próxima década.

As ações da Tesla subiram tanto quanto 14,9%, para US $ 1.045,02, tornando-a a montadora mais valiosa do mundo, de acordo com cálculos da Reuters com base em seu último arquivamento.

 

Até mesmo o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, expressou surpresa com a velocidade do aumento. "Estranho isso mudou a avaliação, já que a Tesla é um problema de rampa de produção, não um problema de demanda", Musk tuitou em resposta a um comentário de Ross Gerber, co-fundador do fundo de investimento Gerber Kawasaki e acionista da Tesla.

"Wild $ T1mes!" Musk escreveu em um tweet separado.

 

 

Tesla é a primeira montadora a se juntar ao clube de elite de empresas de trilhões de dólares que inclui Apple Inc, Amazon.com Inc, Microsoft Corp e Alphabet Inc. 

A maioria das montadoras não se vangloria das vendas para locadoras de veículos, geralmente feitas com descontos para descarregar modelos de vendas lentas. Mas para a Tesla e seus investidores, a decisão da Hertz de encomendar 100.000 veículos Tesla até o final de 2022 mostrou que os veículos elétricos não são mais um produto de nicho, mas dominarão o mercado de carros de massa no futuro próximo.

"Os veículos elétricos agora são populares e apenas começamos a ver o aumento da demanda e do interesse globais", disse o CEO interino da Hertz, Mark Fields, à Reuters. 

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, estabeleceu uma meta de crescimento anual de vendas de 50%, em média, chegando a 20 milhões de veículos por ano. Isso seria mais do que o dobro do volume dos atuais líderes de vendas Volkswagen AG e Toyota Motor Corp.

A demanda do consumidor por veículos elétricos está virando uma esquina em alguns dos principais mercados. O Tesla Model 3 foi o veículo mais vendido de qualquer tipo na Europa no mês passado, informou a consultoria JATO Dynamics na segunda-feira. 

A Tesla também parecia na segunda-feira estar fazendo progressos na resolução de problemas regulatórios que ameaçavam seus negócios na China. A empresa disse que abriu um novo centro de dados e pesquisa em Xangai para cumprir as exigências do governo para que os dados coletados de veículos na China permaneçam no país.

No entanto, a Tesla enfrentou nova pressão regulatória dos EUA na segunda-feira. O novo chefe do National Transportation Safety Board enviou a Musk uma carta questionando por que a Tesla estava lançando seu software "Full Self Driving" , embora a empresa não tenha respondido oficialmente às perguntas do NTSB sobre a segurança do sistema de direção automatizado. 

"Ele (o pedido da Hertz) coloca um ponto de exclamação sob a orientação de um crescimento de 50% + nas entregas", disse Craig Irwin, analista da Roth Capital. "Outra evidência sólida de que os EVs estão se tornando populares."

 

 

 

A Tesla agora enfrenta o desafio diário assustador de se tornar uma montadora de alto volume, crescendo a uma taxa não vista desde o início dos anos 1900, quando a demanda explodiu pelo Modelo T. de Henry Ford 

A Tesla está lidando com uma carteira de pedidos de seus veículos e interrupções na cadeia de suprimentos. O diretor financeiro da Tesla, Zachary Kirkhorn, alertou os investidores durante uma ligação na semana passada que as metas de produção de curto prazo da Tesla vão depender de resolver essas interrupções e expandir duas novas e enormes fábricas de montagem e bateria em Austin e Berlim.

"Há uma grande jornada de execução pela frente", disse Kirkhorn.

 

Os rivais não estão parados. Daimler AG marca Mercedes-Benz, General Motors Co, Ford Motor Co e startups como Lucid e China Xpeng estão lutando contra Tesla com novos carros elétricos ou caminhões.

Os investidores e analistas, por enquanto, estão olhando para além dos desafios de curto prazo. O Morgan Stanley aumentou sua meta de preço Tesla em 33%, para US $ 1.200, já que a corretora espera que a montadora elétrica ultrapasse 8 milhões de entregas em 2030. 

O acordo com a Hertz também ressaltou o poder da marca Tesla, já que a locadora de veículos emerge da falência e pretende reviver sua marca outrora dominante. O resgate da Hertz é liderado por um grupo de investidores, incluindo Knighthead Capital Management, Certares Opportunities e Apollo Capital Management.

"Acreditamos absolutamente que isso será uma vantagem competitiva para nós", disse o CEO interino da Hertz, Mark Fields, sobre o pedido da Tesla, que deve ser entregue no final de 2022. 

"Queremos ser líderes em mobilidade. ... Obter a experiência dos clientes com veículos eletrificados é uma prioridade absoluta para nós."

O sedã Modelo 3 mais barato da Tesla custa a partir de US $ 44.000, fazendo com que este pedido valha cerca de US $ 4,4 bilhões, se todo o pedido fosse para seu sedã de mercado de massa.

Fields não quis dizer quanto a Hertz estava pagando pelo pedido. Tesla não estava imediatamente disponível para comentar.

Com o pedido atual, a Hertz disse que os EVs representarão mais de 20% de sua frota global. Fields citou o número crescente de VEs para venda e o interesse do consumidor em veículos eletrificados.

A Hertz também disse que está instalando milhares de carregadores em sua rede. Os clientes que alugarem um Tesla Modelo 3 terão acesso a 3.000 estações de sobrealimentação Tesla nos Estados Unidos e na Europa.

As ações da Tesla fecharam em alta de 12,7% em US $ 1.024,86.

 

 
 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia