19 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,81 / EURO 6,61 / LIBRA 7,71

economia Terça-feira, 11 de Junho de 2024, 08:52 - A | A

Terça-feira, 11 de Junho de 2024, 08h:52 - A | A

EFEITO RS

Inflação de maio sobe para 0,46%, influenciada pelos alimentos

Redação

 

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

1

 

 

A inflação oficial do país acelerou para 0,46% em maio, após ter registrado 0,38% em abril. Os preços dos alimentos foram o fator que mais puxaram para cima o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

No ano, a inflação acumulada é de 2,27% e, nos últimos 12 meses, de 3,93%, ou seja, dentro da meta do governo de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual para pais ou para menos.

 

O grupo alimentos e bebidas apresentou alta de 0,62% em maio, representando 0,13 ponto percentual do IPCA.

 

Efeito RS

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), boa parte da alta deve ser creditada as maiores cheias da história registradas no Rio Grande do Sul, no mês passado.O peso da capital Porto Alegre na inflação brasileira é de 8,61%, segundo André Almeida, gerente da pesquisa, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

"Em maio, com a safra das águas na reta final e um início mais devagar da safra das secas, a oferta da batata ficou reduzida. Além disso, parte da produção foi afetada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, que é uma das principais regiões produtoras", diz o pesquisador.

 

*Via Agência Brasil

 

 

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia